Loading...

+1 (888) 520-4567

CLAPA

Home / CLAPA

BREVE HISTÓRIA DA ORIGEM DO CLAPA

O Comitê Latino-Americano de Psicologia Analítica (CLAPA) nasceu de uma necessidade espiritual e uma vocação para o encontro, que caracteriza a alma do mundo latino-americano, em toda sua diversidade e expressividade multicultural, em todo o seu potencial de criatividade acadêmica, cultural e social.

Relembrando a história, sabemos de seus antecedentes em um encontro de latino-americanos, brasileiros, venezuelanos e uruguaios, participando em 1992 do XII Congresso da IAAP realizado na cidade de Chicago, onde compartilharam o sonho de realizar encontros de latino-americanos junguianos. Vários anos se passaram, mas a motivação permaneceu viva em nossa memória coletiva.

Em março de 1997, a pedra fundamental do movimento latino-americano foi consolidada, e a partir desse momento, nunca parou. Desenvolveu-se e eclodiu das terras frias da América do Sul às terras quentes da América do Norte, passando pela América Central. Esse movimento emergiu como uma força que brota com entusiasmo, comprometimento e dedicação. Nasceu da experiência de uma "refeição compartilhada". Aproveitando a amizade e profissionalismo que surgiram entre os membros fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica e os da Fundação C.G. Jung de Psicologia Analítica do Uruguai, mais tarde Sociedade Uruguaia de Psicologia Analítica (SUPA) celebrávamos em uma noite no final do verão, jantando com o prazer de nos reencontrarmos como irmãos de fronteira, e o desejo ressurgiu com mais força, e como expressão do próprio grupo. O desejo de convocar e encontrar-se com todos os diversos irmãos desta grande família latino-americana , inclusive os ibero-americanos.

“A ideia, que agora está ganhando corpo neste encontro, surgiu em um jantar de amigos e colegas em nossa casa quando nós, uruguaios e brasileiros, decidimos realizar um evento sobre a identidade latino-americana.”
(I Congresso Latino-Americano, 1998, Discurso de abertura do Dr. Nairo Vargas)

Isso aconteceu há 24 anos, entre analistas junguianos na casa de Irací Galiás e Nairo Vargas que, junto com outros membros da SBPA, compartilharam um encontro junguiano com analistas do Uruguai, Mario Saiz, Pablo Gelsi e Pilar Amezaga.

A força e a potencia criativa que vêm desse encontro, especialmente de Irací e Mario por criar um local de encontro sobre cultura e ciência, arte e criatividade de todos os junguianos em torno do tema: A identidade da América Latina. Um ano mais tarde, esta iniciativa tornou-se uma realidade na organização do Primeiro Encontro Junguiano Latino-Americano em Punta del Este (1998).

Ao realizar este I Congresso Latino-Americano de Psicologia Junguiana, também como um encontro, queríamos enfatizar um estilo, uma modalidade de relacionamento, uma forma de comunicar nossas experiências e conhecimentos.

"É um encontro de símbolos, de imagens e afetos, de pensamentos e intuições. Temos uma motivação muito definida para a América Latina e para o desenvolvimento de uma Psicologia Analítica na América Latina, uma psicologia comprometida com essa encruzilhada de culturas, memórias coletivas, âncoras territoriais, que sempre moldaram os contextos da alma da América Latina.

É a alma que está em nossos mitos, em nossa cultura, em nossa arte e em nossa forma de fazer ciência e de ensinar. Mas, também em nossos sofrimentos e alegrias, em nossos valores e em nossa dignidade, em nosso amor pela terra e por nossos irmãos e irmãs.

Esperamos que este encontro permita que o Eu Latino-Americano se expresse e seja ouvido por todos nós, a fim de dar uma contribuição autêntica e verdadeira para a alteridade da América Latina."
(I Congresso Latinoamericano,1998, Palavra inalgural de Mario Saiz )

Seu objetivo é um "conhecimento", na perspectiva da psicologia analítica, sobre a Identidade Latino-Americana, nascida de um caldeirão de culturas e diversos países. Um conhecimento de seus mitos, seus ritos, seus sonhos, seu folclore, suas próprias histórias literárias, bem como sua arte latino-americana, e seu trabalho clínico e psicoterapêutico, sempre inserido em um contexto múltiplo, criativo e diversificado.

Para "compartilhar" este projeto é criado, oficialmente, neste I Congresso Latino-Americano, com voto unânime de todos os países participantes: o Comitê Latino-Americano de Psicologia Analítica (CLAPA).

O verdadeiro espírito latino-americano nasce da terra, da ecologia profunda, a partir de seus mitos e sofrimentos, e as transformações que a violência da colonização implicava. Colonização de terras, de riquezas, não significa colonização da alma latino-americana. Ela vive e quer se expressar, clama por preservar sua liberdade, por ser autêntica, autônoma e com sua própria identidade. Quando a América Latina perde seu contato com seu rizoma, sua alma corre perigo. Somos agenciamentos de terra, natureza, culturas ancestrais, de latinos, indígenas e afrodescendentes, mas somos antes de tudo conjunções de almas, integramos e participamos da alma mundial latino-americana.

Outro marco importante, aconteceu antes do nosso II Congresso Latino-Americano (2000), realizado no Rio de Janeiro, durante a visita ao Brasil de Murray Stein, presidente da IAAP, foi acertada a proposta da SBPA de incorporar a língua espanhola como uma das línguas oficiais da Associação Internacional de Psicologia Analítica.

É precisamente neste II Congresso sobre o tema: "A Identidade do Analista, que formalmente levantamos a solicitação, em acordo com a SBPA e a AJB do Brasil, de que fossem incluídos aos idiomas oficiais dos Congressos Internacionais da IAAP, a Língua Espanhola, abrindo fronteiras para junguianos de diferentes regiões da América Latina.

Em 2001, no XVI Congresso Internacional em Cambridge, a assembleia de analistas incorporou a língua espanhola como língua oficial do IAAP. Uma das características dos nossos congressos nesses 24 anos é a participação de analistas junguianos e pessoas em formação para serem analistas, mas também, promovemos a participação de pesquisadores e estudiosos de múltiplos domínios da cultura, da história e antropologia à neurociência cognitiva e filosofia, bem como contribuições das artes, folclore e ecologia latino-americanas. Também compartilhamos contribuições e diálogos com diferentes domínios do conhecimento, das neurociências às psicociências, a saber: psicanálise, psicodrama, jogo de areia, movimento autêntico, gestalt, sistêmico, etc.

Tivemos uma rede nesses 24 anos de relacionamentos, amizades, encontros, trocas de experiências e conhecimentos analíticos. Realizamos 8 congressos nessa época de convivência, geramos conferências temáticas no ano anterior ao Congresso para colaborar na divulgação e aprofundamento da psicologia analítica no país onde se realizará o congresso.

As associações, sociedades e grupos em desenvolvimento afiliados ao IAAP que atualmente fazem parte do CLAPA são atualmente 10 países: Argentina (SUAPA), Brasil (SBPA, AJB), Chile (SCPA), Colômbia (SCAJ), República Dominicana (CGSD) Equador (F.C.G.JUNG), México (SOMEJ), Peru (APPA), Venezuela (AVEPA, SVAJ), Uruguai (SUAPA).

ENTIDADES CLAPA

As associações, sociedades e grupos em desenvolvimento, afiliados IAAP, que atualmente fazem parte da CLAPA são atualmente 10 países: Argentina (SUAPA), Brasil (SBPA, AJB), Chile (SCPA), Colômbia (SCAJ), República Dominicana (CGSD) Equador (FCGJUNG), México (SOMEJ), Peru (APPA), Venezuela (AVEPA, SVAJ), Uruguai (SUAPA).

AJB

Asociación Junguiana de Brasil

sitio: ajb.org.br/
email: ajb@ajb.org.br
telefono: +55 11 99846-9827

AVPA

Asociación Venezolana de Psicología Analítica

sitio: avpajung.com
email: avpajung@gmail.com
telefono: +58 212 991-9773

SBPA

Sociedad Brasilera de Psicología Analítica

sitio: sbpa.org.br/
email: sbpa@sbpa.org.br
telefono: +55 11 94269-5200

SCAJ

Sociedad Colombiana De Analistas Junguianos

sitio: Facebook
email: scajcomunicaciones@gmail.com
telefono: 3

SCPA

Sociedad Chilena de Psicología Analítica

sitio: scpa.cl
email: contacto@scpa.cl
telefono:

SOMEJ

Sociedad Mexicana C. G. Jung, A.C.

sitio: sociedadmexicanacgjung.com.mx
email: informes@sociedadmexicanacgjung.com.mx
telefono:

SUAPA

Sociedad Uruguaya - Argentina de Psicología Analítica

sitio: suapa.org
email: supa@adinet.com.uy (Uruguay)
email: asapaarg@gmail.com (Argentina)
telefono: +598 2706 8894 (URUGUAY)

SVAJ

Sociedad Venezolana de Analistas Junguianos

sitio: svaj.net
email: cgjungvenezuela@gmail.com
telefono:

GD - Ecuador

Grupo Desarrollo Ecuador

sitio: Facebook
email: fundjungecu@gmail.com
telefono: +593 99 992 4475

GD - Perú

Grupo Desarrollo Perú

sitio: psicologiaanalitica.pe
email: psicologiaanalitica@gmail.com
telefono:

GD - Santo Domingo

Grupo Desarrollo Santo Domingo

sitio: centrojung.com.do
email: cjungsantodomingo@gmail.com
telefono: 809-227-6644

CONSELHO ADMINISTRATIVO

(2024 – 2027)

Team
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Selma Mantovani

Presidente

Team
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Karin Fleischer

Presidente Eleita

Team

Sonia María Duarte Sampaio

Directora de Congresos y Eventos

Team

María Cristina Urrutigaray

Diretora de Redes

Team

Marilene Rodrigues Fernandes

Diretora de Publicações e Projetos

Team

Pablo Gelsi

Diretor de Administração e Finanças

Team

Gabriel Campi

Diretora de Comunicação com IAAP e membros CLAPA

Team

María Paz Abalos Barros

Diretora da comissão de Directora de la Comisión de Ensino e Treinamento de Analistas

Team

Viviana Szmirewicz

Diretora Adjunta da Comissão Científica

Team

Ingrid Sánchez

Representante AVPA

Team

Carolina Chirinos

Representante por SVAJ

Team

Marjorie Reinoso Moreno

Representante de Grupos de Desenvolvimento do Equador, Peru e República Dominicana

CONTATE-NOS
CLAPA | Comité Latinoamericano de Psicología Analítica
contacto@clapa-jung.org ou enviar uma mensagem:

Inscreva-se em nossa Newsletter